Ações da globalização que refletem negativamente no meio ambiente

A globalização se trata de um feito que faz a aproximação de diversas sociedades e variadas culturas por todo o mundo, seja em fins econômicos, culturais, sociais e políticos. É um vasto e intenso campo de conflitos entre grupos sociais, Estados e interesses que favorecem apenas alguns grupos da sociedade. Embora muitas vezes pode-se lidar com a globalização de várias formas, conceituando-a de várias maneiras, imaginando-a como um conceito que permeiam temas dos mais diferentes das últimas duas décadas. A globalização é relacionada facilmente com o capitalismo, este que por sua vez visa um conceito de propriedade privada, riqueza concentrada em um certo grupo social, exploração em massa, consumismo desproporcional e diversas outras características.

Vivemos em um mundo conquistado e transformado pelo imenso processo econômico e tecnocientífico do desenvolvimento do capitalismo. As forças geradas pela economia tecnocientífica são agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente, ou seja, as fundações materiais da vida humana. A globalização tem sido apontada como a causa e a cura para todos os males do mundo, transformando o tema em algo usual, tão usual, que o conceito se tornou complexo e impreciso. A dificuldade às várias tentativas em defini-lo está no fato de que a globalização se manifesta através de situações e eventos individuais, podendo ocorrer tanto em escala global como local. Constituiu-se uma economia global dinâmica no planeta, ligando pessoas e atividades importantes de todo o mundo e, ao mesmo tempo, desconectando das redes de poder e riqueza as pessoas e os territórios considerados não pertinentes sob a perspectiva dos interesses dominantes.

  A degradação ambiental e a crise das forças de trabalho, associado a redução da qualidade de vida que impulsiona a exclusão e a desigualdade social, incentivam uma reflexão sobre a articulação entre trabalho, meio ambiente e desenvolvimento econômico, questionando até que ponto os recursos naturais e a humanidade suportarão o modelo de produção, trabalho e consumo. Dado o exposto, percebe-se que o meio ambiente tem sido cada vez mais agredido e explorado, que a sociedade vêm extraindo muito mais do que pode ser extraído, e perdendo cada vez mais a chance de solucionar o problema que afeta nossas vidas. A solução para essa crise ambiental, seria a sensibilização e conscientização das pessoas, de forma que seja homogênea e que tenham ações de políticas nacionais e internacionais. E que juntos possam colaborar para que as mudanças necessárias sejam feitas. 

Texto baseado no Artigo Científico: GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MEIO AMBIENTE: FORÇAS DESPROPORCIONAIS, Marco Antonio Dias

Link do artigo científico: http://revistarefas.com.br/index.php/RevFATECZS/article/viewFile/25/55


Um comentário sobre “Ações da globalização que refletem negativamente no meio ambiente

Deixe um comentário